Logo Abbott

Quais cuidados tomar com a alimentação no verão?

Veja alguns cuidados simples para repensar a alimentação no verão e assim evitar problemas comuns nessa época do ano, onde os dias quentes predominam.

Repensar alguns aspectos da alimentação no verão permite aproveitar os dias mais quentes do ano com mais saúde e também ajuda a prevenir uma série de problemas comuns quando as temperaturas sobem. Por isso, sempre que possível1:

  • Dê preferência a refeições leves, sobretudo para evitar a indisposição que aparece no calor com a ingestão de pratos pesados (como frituras e comidas gordurosas). Alimentos ricos em água e nutrientes, como frutas, legumes e verduras são boas alternativas;
  • Reforce o cuidado com a higienização e o armazenamento dos alimentos, já que as altas temperaturas podem favorecer a contaminação das refeições, aumentando o risco de intoxicações alimentares;
  • Redobre o cuidado com a hidratação, privilegiando sempre a água, sucos e chás sem açúcar, além da água dos próprios alimentos. Ao mesmo tempo, restrinja o consumo de bebidas industrializadas (sobretudo aquelas adoçadas) e de álcool.

Vale lembrar que é natural que sintamos menos fome durante dias quentes. Uma das razões por trás disso está na menor demanda metabólica do organismo, que queima menos energia tentando manter a temperatura adequada2. Ao mesmo tempo, isso pode fazer com a quantidade de suor produzida seja maior, justamente para resfriar o corpo. Logo, isso só reforça a importância da hidratação adequada2.

Como uma alimentação equilibrada nos dias mais quentes do ano contribui para sua saúde?

Diante disso, hidratar-se adequadamente e ingerir alimentos leves ricos em água é a melhor forma de prevenir a desidratação3. Esse problema se desenvolve quando a ingestão de líquidos é menor que a quantidade perdida pelo organismo, por meio da transpiração e da urina.  Entre os sinais mais comuns de desidratação estão a sensação generalizada de mal-estar, fraqueza e a permanência de longos períodos sem urinar3.

Além de ingerir bastante água e alimentos que também contribuam com a hidratação, é importante usar roupas leves e permanecer em ambientes frescos, sempre à sombra3.

Casos de intoxicação alimentar são outro problema comum do verão, conforme já destacado. Principalmente nas refeições feitas fora de casa, é importante desconfiar da procedência dos alimentos. Assim, evite comer em locais onde há suspeitas de problemas com a higiene e o acondicionamento dos produtos3.

A intoxicação alimentar é uma resposta do organismo a determinados microrganismos ou ainda a toxinas produzidas por eles. Os sintomas mais comuns envolvem mal-estar, febre, diarreia e vômitos, que podem ainda evoluir para quadros de desidratação.

No mais, o cuidado com a alimentação e a hidratação também ajudam a reduzir o impacto do calor sobre a performance durante as atividades físicas, o que acontece com mais frequência no verão. No clima quente, o corpo se desgasta mais por conta de uma série de processos necessários para a manutenção de uma temperatura adequada4.

Que dicas ajudam a manter o cuidado com a alimentação o ano todo?

Não é preciso esperar o verão chegar para repensar a alimentação, claro. Ainda que algumas dicas sejam relevantes para quando o clima esquenta, existem outras recomendações que podem ser seguidas o ano todo, contribuindo assim para fortalecer hábitos mais saudáveis.

O Guia Alimentar da População Brasileira, por exemplo, orienta que sejam privilegiados sempre alimentos in natura ou minimamente processados no preparo das refeições5. Essas categorias de alimento incluem aqueles que não sofreram grandes processos antes de chegarem à mesa. Isso inclui frutas, verduras, grãos, farinhas, ovos e carnes5.

Junto a isso, o ideal é evitar incluir na rotina os chamados alimentos ultraprocessados. Eles são aqueles produzidos por processos industriais que acrescentam à composição dos produtos grandes quantidade de sal, açúcar e gordura, além de uma série de substâncias que você não encontra em uma cozinha doméstica5. Entre os exemplos mais conhecidos desse tipo de item estão bolachas recheadas, salgadinhos de pacote e refrigerantes.

Além de permitir uma nutrição adequada, fazer escolhas mais saudáveis a respeito do que se coloca no prato pode ajudar a prevenir uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer6.

Por isso, junto da falta de exercícios físicos, uma dieta desequilibrada ocupa o topo da lista de riscos globais para a saúde, reforçando a necessidade de não se preocupar apenas com a alimentação apenas no verão, mas sim no ano todo6.

REFERÊNCIAS:

  1. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA- RS. Saiba como manter uma alimentação saudável no verão. Disponível em: <https://www.pucrs.br/blog/5-dicas-alimentacao-saudavel-no-verao/>. Acesso em: 30 nov 2023. 
  2. UENO, Alessandra. Corpo humano possui mecanismos para se adaptar aos efeitos do calor. Disponível em: <https://jornal.usp.br/radio-usp/corpo-humano-possui-mecanismos-para-se-adaptar-aos-efeitos-do-calor/>. Acesso em: 30 nov 2023b. 
  3. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Determinadas doenças são mais comuns durante o verão; saiba quais são e como prevenir. Ministério da Saúde, 9 Fev 2023a. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/fevereiro/determinadas-doencas-sao-mais-comuns-durante-o-verao-saiba-quais-sao-e-como-prevenir>. Acesso em: 30 nov 2023.
  4. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE. Exercício no Verão: Cuidados – Prevenção – Hidratação. Disponível em: <https://www.medicinadoesporte.org.br/exercicio-no-verao-cuidados-prevencao-hidratacao/>. Acesso em: 30 nov 2023. 
  5. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Alimentação saudável ao seu alcance. Ministério da Saúde, 21 Jul 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2021/alimentacao-saudavel-ao-seu-alcance>. Acesso em: 30 nov 2023.
  6. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Alimentação saudável. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/topicos/alimentacao-saudavel>. Acesso em: 30 nov 2023. 

Material destinado ao público geral.
BRZ2322429 – Julho/2024

Posts mais Lidos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.