Até os 30 anos de idade o corpo humano acumula cálcio. Depois, ele passa a consumir as reservas que armazenou.

Azeitonas e azeite também ajudam a manter a massa óssea

Azeitonas e azeite também ajudam a manter a massa óssea

Certamente você já leu algo ou mesmo assistiu a reportagens sobre os benefícios da “dieta mediterrânea” para o organismo, especialmente no que diz respeito às ações antienvelhecimento. Por dieta mediterrânea entenda-se aquela rica em azeitonas, azeite, peixes, frutos do mar e outros produtos típicos dos países banhados pelo mar Mediterrâneo.


A boa notícia para quem se preocupa com a manutenção da massa óssea é que vêm surgindo cada vez mais evidências de que as azeitonas e seu principal derivado, o azeite de oliva extravirgem, também colaboram bastante com esta função. Além de conter muitos minerais em sua composição, como o cálcio, a azeitona também é rica em substâncias antioxidantes – aquelas que combatem o envelhecimento celular.


Tais substâncias presentes nas folhas e no fruto da oliveira são os polifenois. As evidências têm mostrado que esses polifenois combatem os efeitos da oxidação sobre os osteoblastos, aquelas células responsáveis por captar o cálcio presente no sangue e fixá-lo aos ossos. Ou seja, ao agirem contra a degradação dos osteoblastos, os polifenois mantêm a boa estrutura da massa óssea com o passar dos anos.


Embora existam apenas pesquisas que comprovem tal efeito em animais (ainda são aguardadas confirmações nos seres humanos), é interessante notar que os habitantes da região mediterrânea da Europa sofrem menos de osteosporose do que os de países de outras regiões. Além do mais, a azeitona e o azeite extravirgem têm ação anti-inflamatória e antioxidante em outras células já comprovadas em humanos.


Portanto, é muito bem-vinda a inclusão desses alimentos na sua dieta! A única atenção é a quantidade, lembrando que eles também são ricos em calorias. Consumir até dez azeitonas por dia e regar as saladas com uma quantidade parcimoniosa de azeite comprovadamente ajudam a sua saúde. Então, não perca tempo.

Referências:

Sociedade Brasileira de Reumatologia. Cuidados dietéticos na prevenção e no tratamento da perda óssea. In: Sociedade Brasileira de Reumatologia [http://reumatologia.org.br]. Acesso em 2017 Mai 18. Disponível em: http://reumatologia.org.br/www/2011/03/17/azeitonas-e-azeite-na-prevencao-da-perda-de-massa-ossea/

Onde comprar

lojas virtuais

Compre e receba CALCITOTAL sem sair de casa

Logotipo da drogasil Logotipo da Drogaraia logotipo da araujo
Logotipo na Nissei Logotipo da venancio Logotipo da paguemenos

 

Lojas físicas

Descubra onde comprar CALCITOTAL perto de você

Ativar localização atual