Até os 30 anos de idade o corpo humano acumula cálcio. Depois, ele passa a consumir as reservas que armazenou.

Cálcio: entenda melhor a importância dos exercícios físicos

Cálcio: entenda melhor a importância dos exercícios físicos

O cálcio presente na massa óssea é fundamental para manter os ossos rígidos e resistentes, mas o nosso organismo também precisa de cálcio para exercer diversas funções. Por conta disso, nosso corpo tenta manter um equilíbrio entre o cálcio presente nos ossos e na corrente sanguínea.


Este equilíbrio fica sob a responsabilidade de células especializadas, chamadas de osteoblastos e osteoclastos. Enquanto os osteoclastos são responsáveis por retirar cálcio dos ossos e mandá-lo para a corrente sanguínea, os osteoblastos fazem o oposto (retiram cálcio do sangue e o depositam na estrutura óssea).


É aí que entra a importância dos exercícios físicos. Eles ajudam o nosso organismo a manter esta balança em equilíbrio, mantendo os níveis ideais de cálcio tanto na estrutura óssea quanto no sangue. Isso se dá porque durante a prática de exercícios os ossos e os músculos são exigidos, estimulando a absorção correta do cálcio.


Em um corpo sedentário, a perda de cálcio pelos ossos se acentua – especialmente após os 30 anos -, contribuindo para seu enfraquecimento e o possível surgimento da osteoporose. E o cálcio acaba sendo eliminado pela urina, já que não é tão utilizado no processo muscular.


Portanto, nada de ficar parado! Você acaba de aprender mais um dos inúmeros benefícios da prática de exercícios para a sua saúde! Mas não se esqueça de que o organismo não produz cálcio. Este mineral essencial deve ser ingerido por meio da alimentação e suplementação.

Referências:

Dráuzio Varella. Osteopenia. In: Dráuzio Varella [https://www.drauziovarella.com.br]. Acesso em 2017 Mai 18. Disponível em: https://drauziovarella.com.br/envelhecimento/osteopenia
Boa Saúde. Cálcio: a importância no exercício físico. Boa Saúde. In: [http://boa-saude.pt]. Acesso em 2017 Mai 18. Disponível em: http://www.boa-saude.pt/Artigos-e-Dicas/Performance-Desportiva-e-Recuperacao/Calcio-importancia-no-exercicio-fisico
G1 Globo.com. Exercícios físicos, cálcio e sol fazem bem aos ossos e evitam osteoporose. In: [http://g1.globo.com]. Acesso em 2017 Maio 18. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/exercicios-fisicos-calcio-e-sol-fazem-bem-aos-ossos-e-evitam-osteoporose.html

Onde comprar

lojas virtuais

Compre e receba CALCITOTAL sem sair de casa

Logotipo da drogasil Logotipo da Drogaraia logotipo da araujo
Logotipo na Nissei Logotipo da venancio Logotipo da paguemenos

 

Lojas físicas

Descubra onde comprar CALCITOTAL perto de você

Ativar localização atual