Até os 30 anos de idade o corpo humano acumula cálcio. Depois, ele passa a consumir as reservas que armazenou.

Conheça a importância da vitamina D para a saúde óssea e muscular

Conheça a importância da vitamina D para a saúde óssea e muscular

O cálcio é fundamental para a manutenção da quantidade adequada de massa óssea e de sua resistência, mas não podemos nos esquecer do importante papel desempenhado pela vitamina D neste processo. Sem este nutriente, a maior parte do cálcio que absorvemos na alimentação acaba eliminada. Ou seja, ingestão ideal de cálcio pode ser desperdiçada se estivermos carentes de vitamina D, essa é essencial para garantir absorção adequada do cálcio e sua fixação no osso.


Como, então, adquirir a quantidade ideal desta vitamina? No passado, acreditava-se que a vitamina D era absorvida apenas pela alimentação, mas hoje sabemos que é a exposição ao sol que resulta numa maior produção deste nutriente pelo organismo. Ao ser exposta aos raios ultravioleta B (UVB), a pele (epiderme) se transforma na principal fonte desta vitamina, que passa a ser metabolizada pelo fígado. Ao chegar ao intestino delgado, a vitamina D “captura” o cálcio e o transporta pela corrente sanguínea até os ossos e demais sistemas que utilizam o mineral, como o muscular e o nervoso central.


Para ajudar o organismo a contar com a vitamina D, recomenda-se expor pelo menos os braços e o rosto ao sol diariamente por cerca de 10 minutos, sem filtro solar. Por isso, prefira o sol de antes das 10h ou depois das 15h. Quanto a alimentação, os alimentos mais ricos em vitamina D são os peixes de água salgada e fria, como o salmão, o bacalhau e a sardinha.

Os músculos também dependem da vitamina D e do cálcio para funcionar corretamente. Tanto porque eles agem em parceria com os ossos, quanto porque a presença do mineral nas células é fundamental para que os impulsos nervosos que comandam os feixes de músculos funcionem corretamente.


Como se vê, não devemos buscar apenas a ingestão adequada do cálcio e deixar de lado a vitamina D. Essa dupla funciona melhor jogando junta!

Referências:

Dráuzio Varella. Vitamina D. In: Dráuzio Varella [https://drauziovarella.com.br]. Acesso em 2017 Jun 03. Disponível em https://drauziovarella.com.br/drauzio/vitamina-d/

Silvana Teixeira. Dúvidas frequentes sobre a importância da vitamina D para os ossos e músculos. In: CPT [https://www.cpt.com.br]. Acesso 2017 Jun 03. Disponível em https://www.cpt.com.br/saude/duvidas-frequentes-sobre-a-importancia-da-vitamina-d-para-os-ossos-e-musculos

Material elaborado em 03/07/2017. Destinado ao público geral.

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