Até os 30 anos de idade o corpo humano acumula cálcio. Depois, ele passa a consumir as reservas que armazenou.

Quais as funções do cálcio no nosso organismo?

Quais as funções do cálcio no nosso organismo?

A função primordial do cálcio é garantir rigidez e resistência aos ossos e dentes. O mineral, junto ao fosfato, é considerado um elemento essencial para a formação óssea. Ele é classificado como um componente inorgânico da matriz óssea (em um osso, 65% da matriz é inorgânica, os demais 35% são formados por componentes orgânicos, como o colágeno).


Mas é engano pensar que o cálcio fica inerte dentro da estrutura óssea. Na verdade, existe uma troca constante de cálcio entre os ossos e a corrente sanguínea. Células conhecidas como osteoclastos retiram cálcio dos ossos e o liberam no sangue, enquanto os osteoblastos fazem o oposto, removem minerais (especialmente o cálcio) do sangue e os depositam nos ossos.


Durante a infância e adolescência o cálcio é indispensável para o organismo e acaba sendo muito absorvidos pelos ossos, que estão em pleno desenvolvimento. Entre os 20 e os 30 anos de idade, este processo se estabiliza e, a partir dos 35 anos, a reabsorção do cálcio se acentua, fazendo com que a pessoa comece a perder massa óssea.


Já o cálcio presente na corrente sanguínea tem papel muito importante para as atividades celulares, tornando-se um elemento indispensável para a transmissão de impulsos nervosos, contrações musculares e coagulação do sangue.


Por isso, quando há uma carência na ingestão de cálcio, o organismo acaba determinando que se utilize a “reserva” do nutriente presente nos ossos. Se esta reabsorção se acentua, ocorre uma perda expressiva de cálcio da estrutura óssea, enfraquecendo-a de forma decisiva.


Para agir de forma mais plena no organismo, o cálcio precisa de aliados, e os principais são as vitaminas D e K2. A vitamina D, que ajuda a aprimorar a absorção de cálcio pelo organismo, é metabolizada a partir da nossa exposição ao sol e, sempre que possível, é importante ficar com braços, pernas, pescoço expostos a luz solar para produção de vitamina D. Já a vitamina K2 atua estimulando a absorção de cálcio pelos ossos e inibe que o mineral se deposite nas paredes de veias e artérias, provocando doenças.

Referências:

News Medical. O que é cálcio. In: News Medical [http://www.news-medical.net]. Acesso em 2017 Mai 18. Disponível em: http://www.news-medical.net/health/What-is-Calcium-(Portuguese).aspx
Cristiano Zerbini. Osteoporose. In: Dráuzio Varella [https://www.drauziovarella.com.br]. Acesso em 2017 Mai 18. Disponível em: https://drauziovarella.com.br/mulher-2/osteoporose-2/

Onde comprar

lojas virtuais

Compre e receba CALCITOTAL sem sair de casa

Logotipo da drogasil Logotipo da Drogaraia logotipo da araujo
Logotipo na Nissei Logotipo da venancio Logotipo da paguemenos

 

Lojas físicas

Descubra onde comprar CALCITOTAL perto de você

Ativar localização atual