Até os 30 anos de idade o corpo humano acumula cálcio. Depois, ele passa a consumir as reservas que armazenou.

Quais as melhores fontes de cálcio na nossa alimentação, além do leite?

Quais as melhores fontes de cálcio na nossa alimentação, além do leite?

Quando pensamos em uma dieta rica em cálcio, obrigatoriamente vêm à nossa mente o leite. De fato, o leite e seus derivados (queijos, iogurtes etc.) são a principal fonte de cálcio na nossa alimentação.


Mas é importante conhecermos outros alimentos que podem prover cálcio para o nosso organismo, até porque a intolerância a lactose ou alergias provocadas pelo leite e seus derivados são condições presentes em nossa população.


Por sorte, são vários os alimentos ricos em cálcio. Vamos conhecer alguns deles?


Aveia
Misturada em frutas ou como receita de pães e bolos, a aveia promove uma boa oferta de cálcio para a nossa nutrição.


Brócolis
Este legume é muito rico em cálcio. Prefira sempre prepará-lo ao vapor, pois desta forma ele perde menos cálcio do que quando cozido.


Espinafre
Além do ferro, o espinafre também é rico em cálcio. Prefira consumi-lo cozido no vapor ou refogado, pois o cozimento melhora a biodisponilidade do cálcio, tornando a absorção desse mineral mais eficiente. Não o consuma cru, pois neste estado natural o espinafre apresenta fatores antinutricionais que prejudicam a absorção do cálcio.


Feijão
O nosso bom e velho feijão cozido também é rico em cálcio! Em 127 gramas de feijão, há 64 miligramas de cálcio.


Gergelim
Essa semente é uma excelente fonte de cálcio, sendo facilmente inserida na rotina alimentar. Cerca de 20g de gergelim, o equivalente a 1 colher (sopa), fornece 165mg desse mineral.


Sardinha
Este delicioso peixe também é muito rico em cálcio, podendo ser consumido assado ou grelhado sem que haja perda deste nutriente.


Soja
Muito utilizada pelos vegetarianos, a soja também é rica em cálcio – especialmente na forma de farinha ou “leite” de soja.


Tofu
Quem gosta de culinária oriental, especialmente a japonesa, não deve desperdiçar a chance de se alimentar com o tofu. Este alimento produzido a partir da soja, de forma e sabor semelhante a um tipo de queijo, é rico em cálcio.

Confira abaixo tabela com alimentos ricos em cálcio:
Tabela com alimentos ricos em calcio

Referências:

Laura Tavares. 10 alimentos de cálcio que não contêm leite. In: Minha Vida [http://www.minhavida.com.br]. Acesso em 2017 Mai 18. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16122-10-alimentos-fonte-de-calcio-que-nao-contem-leite

Cozzolino, S. 3a Ed. Biodisponibilidade de Nutrientes.

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