Até os 30 anos de idade o corpo humano acumula cálcio. Depois, ele passa a consumir as reservas que armazenou.

Saiba quais são as consequências causadas pela falta de cálcio

Saiba quais são as consequências causadas pela falta de cálcio

Em todas as etapas da vida, a hipocalcemia provoca inúmeros malefícios para o organismo. Alguns deles, especialmente na fase do desenvolvimento, podem deixar sequelas para a vida adulta.


Na fase da infância e adolescência, uma baixa oferta de cálcio na alimentação provoca prejuízo para a formação correta da estrutura óssea e dos dentes, o que interfere no crescimento e na postura corporal.


Após os 30 anos, nosso organismo começa gradualmente a perder massa óssea. Por isso, é fundamental que haja uma boa ingestão de cálcio para que esta perda seja minimizada, mantendo assim a resistência adequada dos ossos até a terceira idade.


O hábito de exercícios físicos regulares também auxilia no processo de prevenção da osteoporose, doença que leva a fragilidade dos ossos e possivelmente ocorrência de fraturas. Na osteoporose, os ossos ficam mais frágeis e porosos, se quebrando com muito mais facilidade e levando a dores e problemas de postura.


A osteoporose pode atingir a todos, mas é mais comum entre mulheres após a menopausa. Para evitá-la, é fundamental manter uma dieta rica em cálcio e também recorrer à suplementação deste mineral, aliado às vitaminas D e K2, especialmente após os 30 anos.


O quadro de osteoporose é normalmente precedido pela osteopenia, uma condição clínica caracterizada pelo início da perda de massa óssea. A osteopenia assim como a osteoporose são condições inicialmente sem sintomas. Por isso, a osteoporose é considerada uma doença silenciosa, isso é, não dá sinais claros de que está colocando a pessoa em risco.


É importante fazer exames preventivos para identificá-las precocemente, antes que o quadro se traduza em uma fratura. O exame denominado Densitometria Óssea é o responsável por identificar a perda de massa nos ossos.


A osteopenia é mais comum em mulheres brancas que passam pela menopausa precoce ou após a menopausa. Os homens costumam apresentar o problema mais tarde, a partir dos 60 anos.


Para os dentes, a falta de cálcio também é muito prejudicial, levando ao enfraquecimento dos mesmos (tornando-os mais suscetíveis ao aparecimento de cáries) e a problemas como a periodontite, uma inflamação da gengiva que pode comprometer a estrutura de suporte de toda a dentição.

Referências:

Saúde Dica. Os 13 sintomas da deficiência de cálcio. In: Saúde Dicas [http://www.saudedicas.com.br]. Acesso em 2017 Mai 18. Disponível em: http://www.saudedica.com.br/os-13-sintomas-da-deficiencia-de-calcio/

Onde comprar

lojas virtuais

Compre e receba CALCITOTAL sem sair de casa

Logotipo da drogasil Logotipo da Drogaraia logotipo da araujo
Logotipo na Nissei Logotipo da venancio Logotipo da paguemenos

 

Lojas físicas

Descubra onde comprar CALCITOTAL perto de você

Ativar localização atual