Até os 30 anos de idade o corpo humano acumula cálcio. Depois, ele passa a consumir as reservas que armazenou.

Vida moderna e vitamina D: um desafio para a população

Vida moderna e vitamina D: um desafio para a população

Como vimos aqui no site, a principal fonte de vitamina D para o organismo é a própria pele quando exposta ao sol. É a partir do contado dos raios UVB com a epiderme que desenrolam-se diversas reações químicas que metabolizam a vitamina D. A baixa oferta desta vitamina (hipovitaminose) afeta decididamente o aproveitamento do cálcio pelo organismo, resultando em ossos e dentes mais frágeis, músculos mais flácidos e mesmo a problemas no cérebro e sistema nervoso.


O problema é que a vida moderna, repleta de atribulações e de horas e horas passadas em escritórios, automóveis ou transporte público, vem privando a população do contato com o sol. A consequência é um quadro de hipovitaminose em relação à vitamina D e a um “desperdício” do cálcio ingerido.


Estima-se que no Brasil até 30% dos idosos estejam com carência de vitamina D, e portanto, muito mais propensos ao surgimento da osteoporose. No mundo todo, o cálculo aponta para mais de 1 bilhão de pessoas com níveis de vitamina D abaixo do padrão recomendado.


Trata-se de uma questão de saúde pública, já que tal quadro aumenta por demais as fraturas ósseas e fraqueza muscular entre a população.


Para ajudar o organismo a contar com a vitamina D, não é preciso ir todos os dias à praia ou à beira da piscina. Caminhadas ao ar livre por cerca de 10 a 15 minutos, com braços e rostos expostos, são o suficiente. A recomendação é ainda mais importante para crianças e idosos, mas vale para todas as idades.

Referências:

Instituto Mineiro de Endocrinologia. Estilo de vida moderno favorece deficiência de vitamina D. In: Endocrinologia [http://www.endocrinologia.com.br]. Acesso em 2017 Jun 03. Disponível em http://www.endocrinologia.com.br/materias/estilo-de-vida-moderno-favorece-deficiencia-de-vitamina-d.php

Rodrigo Capelo. Mitos e verdades sobre a vitamina D, a ‘vitamina do sol’. In: GQ Brasil [http://gq.globo.com]. Acesso 2017 Jun 03. Disponível em http://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2014/06/mitos-e-verdades-sobre-vitamina-d-vitamina-do-sol.html

Material elaborado em 03/07/2017. Destinado ao público geral.

Onde comprar

lojas virtuais

Compre e receba CALCITOTAL sem sair de casa

Logotipo da drogasil Logotipo da Drogaraia logotipo da araujo
Logotipo na Nissei Logotipo da venancio Logotipo da paguemenos

 

Lojas físicas

Descubra onde comprar CALCITOTAL perto de você

Ativar localização atual