Até os 30 anos de idade o corpo humano acumula cálcio. Depois, ele passa a consumir as reservas que armazenou.

Você sabe o que é a tríade da mulher atleta?

Você sabe o que é a tríade da mulher atleta?

A mulher que pratica exercícios físicos regularmente e gosta de acompanhar o desenvolvimento de suas próprias marcas precisa contar com o equilíbrio em três fatores ligados ao seu metabolismo: disponibilidade energética, densidade óssea e ciclo menstrual. Estes três fatores são chamados na medicina esportiva de “tríade da mulher atleta”.


Estes três fatores caminham juntos e qualquer desequilíbrio em um deles ocasiona na perda de desempenho da mulher que pratica esportes regularmente. Mas é importante observar que não estamos falando aqui exclusivamente de profissionais do esporte ou atletas amadoras – o cuidado com alimentação, densidade óssea e ciclo menstrual é importante para todas as mulheres. É preciso, portanto, adotar cuidados para garantir o bom funcionamento da tríade. A preservação da massa óssea, com boa reserva de cálcio, é garantida por uma alimentação equilibrada e saudável.


Leite desnatado e seus derivados com baixo teor de gordura são as principais fontes de cálcio, além de vegetais de folhas escuras, aveia, peixes (como a sardinha) e tofu, por exemplo. Além disso, a suplementação de cálcio aliado a vitaminas A e K2 também pode ser muito bem-vinda.


A disponibilidade energética também tem tudo a ver com a alimentação, uma vez que é resultado da ingestão alimentar menos o que é gasto durante a prática esportiva. Para uma boa disponibilidade energética, é importante se alimentar de forma saudável.


Já a ausência ou desequilíbrio do ciclo menstrual é sintoma de que há no organismo uma baixa hormonal que impacta sobre a densidade óssea e podem levar a desequilíbrios nutricionais.


Como se vê, a tríade deve estar sempre em equilíbrio para resultar não apenas no bom desempenho da prática esportiva, mas também em uma vida saudável e distante de problemas como a osteoporose.

Referências:

Sociedade Brasileira de Reumatologia. Saiba o que é a tríade da mulher atleata. In: Sociedade Brasileira de Reumatologia [http://www.reumatologia.org.br]. Acesso em 2017 Mai 18. Disponível em: http://www.reumatologia.com.br/www/2011/11/27/saiba-o-que-e-a-triade-da-mulher-atleta/

Onde comprar

lojas virtuais

Compre e receba CALCITOTAL sem sair de casa

Logotipo da drogasil Logotipo da Drogaraia logotipo da araujo
Logotipo na Nissei Logotipo da venancio Logotipo da paguemenos

 

Lojas físicas

Descubra onde comprar CALCITOTAL perto de você

Ativar localização atual