Você está em:

O que são contusões

O que são contusões?

O aparelho locomotor é vítima frequente dos traumas nas atividades físicas e desportivas, com incidência predominante nos membros inferiores. Elas podem ser agudas, crônicas ou crônicas que se tornam agudas. As agudas são consequência de trauma instantâneo, direto como as quedas, chutes e “pancadas” ou indireto, através de força exercida a distância como as entorses em consequência do atrito dos calçados com o solo, por exemplo. Representando esta categoria temos as contusões, feridas, fraturas e luxações.

As contusões são lesões causadas por trauma direto de objeto sobre o corpo, sem que isto cause ferida na pele. É a lesão traumática mais frequente nas atividades esportivas e tem na superfície e nas quedas sua causa mais comum.

Todas as contusões são iguais?

As contusões se expressam em diferentes graus, de acordo com a gravidade. Na sua eventual ocorrência, os primeiros cuidados a serem tomados são:

• Parada imediata da atividade esportiva.

• Uso de compressas de gelo sobre o local para diminuir o inchaço e a dor.

• Elevação do segmento afetado quando possível.

• Compressão no local do trauma sem produzir efeito garrote ou comprimir saliências ósseas.

Para as contusões leves muitas vezes este é o tratamento definitivo e a cura se faz em 4 a 5 dias. As lesões mais graves devem ter avaliação e tratamento supervisionados por médico especializado.

Se a pela estiver intacta, pode-se também aplicar um gel de heparina 3 vezes ao dia através de leve fricção. Ele tem um efeito antiinflamatório e antiedematoso, facilitando a circulação, o que proporciona uma diminuição do inchaço e redução das dores.

Se não houver completo restabelecimento em 3 ou 4 dias um médico deverá ser consultado.

Referências:

• http://www.revistaendorfina.com.br/lesoes-nos-esportes-sao-sempre-contusoes-2/ último acesso em 11/06/2015).
• Pitta GBB, Castro A, Burihan E, editores. Angiologia e cirurgia vascular: guia ilustrado. Maceió: UNCISAL/ECMAL & LAVA; 2003. Disponível em: http://www.lava.med.br/livro

 

Conteúdo revisado em Out./2017 e é destinado ao público em geral.