Você está em:

Saiba o que é uma Flebite e Tromboflebite Superficial

O que é uma flebite e tromboflebite superficial?

A flebite um termo utilizado para designar todo tipo de inflamação da parede das veias. Esta inflamação da parede do vaso permite a aderência de plaquetas, células responsáveis pela coagulação do sangue, e estas podem formar um trombo, levando a uma condição chamada tromboflebite.

A tromboflebite superficial é uma condição comum, representada por uma trombose venosa superficial, que é a formação de um pequeno coágulo em uma veia superficial, e que ocasiona um processo inflamatório da parede venosa e dos tecidos vizinhos. De um modo geral a trombose venosa superficial tem uma evolução benigna e as complicações são pouco frequentes.

A causa mais comum é a de origem externa, ou seja, causada pelas agressões químicas, como a injeção na veia de soluções concentradas ou por tempo prolongado, ou mecânicas, como punções e cateterizações. Menos frequentes são as que se originam por fatores relacionados aos próprios vasos.


Quais são os sintomas de uma tromboflebite superficial?

A tromboflebite superficial se caracteriza por ser de início agudo, evolução rápida - não mais que um mês.  Os principais sintomas são dor e vermelhidão localizadas e que acompanham a trajetória do vaso acometido1.

Há pouca tolerabilidade à manipulação (o simples fato de andar fica muito prejudicado). Além do inchaço e da vermelhidão há a presença de um cordão fibroso palpável. A veia geralmente evolui para um cordão endurecido e indolor, que com o passar do tempo desaparece totalmente.


Qual o tratamento da tromboflebite superficial?

O tratamento consiste em afastar a causa base da doença e na adoção de certas condutas: usar meias elásticas, se possível; estimular a deambulação; promover a elevação da perna afetada; aplicar calor local e anti-inflamatório; o uso de antibiótico será destinados aos casos de infecção ativa, como nas flebites sépticas; o uso de anticoagulantes injetáveis poderão ser utilizados em casos específicos, como trombose extensas.

Se a pele estiver intacta, pode-se aplicar heparina gel que tem um efeito antiinflamatório e antiedematoso, facilitando a circulação, o que proporciona uma diminuição do inchaço e redução das dores.

Referências:

• http://www.revistaendorfina.com.br/lesoes-nos-esportes-sao-sempre-contusoes-2/ último acesso em 11/06/2015).
• Pitta GBB, Castro A, Burihan E, editores. Angiologia e cirurgia vascular: guia ilustrado. Maceió: UNCISAL/ECMAL & LAVA; 2003. Disponível em: http://www.lava.med.br/livro

 

Conteúdo revisado em Out./2017 e é destinado ao público em geral.