Você está em:

Vertigem

O que é vertigem?

Vertigem é uma falsa sensação de movimento de rotação ou a impressão de que os objetos se movem ou rodam. Muitas vezes a vertigem pode ser acompanhada de náusea e perda de equilíbrio. Muitas pessoas utilizam o termo tontura – uma sensação de “falta de chão” - para descrever vertigem, o desmaio ou a fraqueza. No entanto, somente a vertigem (ou tontura verdadeira, para os médicos) causa a sensação de movimento ou de rotação. A vertigem pode durar apenas alguns instantes ou persistir por horas até dias. Algumas vezes a pessoa sente-se melhor ao deitar e permanecer imóvel, entretanto a vertigem pode persistir mesmo nessas posições do corpo.

O que é Doença de Ménière?

A doença de Ménière, também chamada de síndrome de Ménière, é um distúrbio do labirinto (ouvido interno) no qual ocorre um aumento do volume e da pressão da endolinfa (líquido responsável pelas noções de movimento do corpo) no ouvido interno. A doença de Ménière tipicamente se apresenta na forma de vertigens, zumbido no ouvido e perda de audição progressiva. Os pacientes também podem relatar uma sensação anormal de pressão ou enchimento nos ouvidos. Múltiplos episódios da doença podem ocorrer ao longo dos anos, com remissões (períodos de normalidade) entre cada episódio. Pode ocorrer em homens e mulheres e o início dos episódios ocorre tipicamente na idade adulta jovem até a meia idade.

No início de um episódio agudo, a pessoa pode relatar sensação de ouvido cheio ou tampado, e zumbido no ouvido seguido de redução da audição. A vertigem ocorre concomitantemente ou logo após os sintomas auditivos, durando tipicamente minutos ou horas, em alguns casos durando vários dias. Outros sintomas que podem ocorrer na doença de Ménière são: náusea, vômito, diarreia, palidez, sudorese, dor de cabeça e instabilidade no andar - que podem persistir por vários dias após um episódio agudo e, raramente, vertigem severa seguida de desmaio e queda.

Qual é o tratamento?

Existem diversos tratamentos e somente seu médico poderá indicar qual o mais indicado para o seu caso.

Há algo que possa mudar na alimentação que me ajude?

 

alimentacao-pessoa-sofre-vertigem1
alimentacao-pessoa-sofre-vertigem1
alimentacao-pessoa-sofre-vertigem3