Você está em:

O que são triglicérideos e qual sua relação com o colesterol?

O que são triglicerídeos e qual sua relação com o colesterol?

Também conhecidos como triglicérides ou triglicéridos, são as principais gorduras do corpo, que quando elevados é uma das fontes de doenças cardíacas.

As gorduras são uma fonte essencial de energia para os processos metabólicos do corpo, além de componentes importantes das membranas celulares. As células de gordura isolam o corpo do frio, auxiliam na digestão dos alimentos e ajudam a proteger o corpo dos ferimentos. Há duas principais classificações das gorduras: colesterol e triglicéride.

Apesar de todo mundo acreditar que as gorduras são ruins para o corpo, elas na verdade são essenciais para o bom funcionamento do organismo. O que faz mal é o seu excesso. As gorduras do corpo são frequentemente chamadas lipídios, que têm origem como fonte externa e interna:

externa – a partir dos alimentos que são consumidos;
interna – formadas no corpo (principalmente no fígado).

Banner Duplostat

por que é importante observar os níveis de colesterol e triglicéride?

Apesar do colesterol e triglicéride oferecerem benefícios, quando seus níveis estão muito altos, eles podem ser prejudiciais. Níveis muito altos de colesterol e triglicéride no sangue podem acumular nas paredes das artérias, formando placas e restringindo o fluxo sanguíneo, condição que pode levar a doenças cardíacas, a principal causa de morte entre homens e mulheres nos Estados Unidos. A boa notícia é que existem medidas para colocar o colesterol e o triglicéride na linha, fazendo, por exemplo, uma dieta de triglicérides.

POR QUE É IMPORTANTE OBSERVAR OS NÍVEIS DE COLESTEROL E TRIGLICÉRIDE?

Em nosso corpo, o colesterol e triglicéride são carregados na corrente sanguínea por substâncias chamadas lipoproteínas. O colesterol total é uma medida de todo o colesterol na corrente sanguínea. As lipoproteínas de baixa densidade (LDL) são geralmente chamadas de colesterol ruim, e as lipoproteínas de alta densidade (HDL), colesterol bom. Os triglicérides, outro tipo de gordura, são obtidos por meio de fontes dietéticas e também são produzidos pelo fígado. Eles são carregados pelo sangue para os tecidos, nos quais podem ser usados como energia ou armazenados em células de gordura para uso futuro. Uma quantidade excessiva de triglicéride pode ser uma preocupação médica. Não está claro se somente níveis altos de triglicéride aumenta o risco de doenças cardíacas, porém, muitas pessoas que têm triglicéride elevado também têm níveis de colesterol LDL alto e HDL baixo, o que aumenta o risco.

NÍVEIS DE COLESTEROL

DIETA E TRIGLICERÍDEOS

Onze passos para cuidar dos triglicérides por meio da alimentação:

1. faça pelo menos três refeições

(café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule refeições.

1. FAÇA PELO MENOS TRÊS REFEIÇÕES

2. inclua diariamente seis porções

do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos (como as batatas) e raízes (como mandioca, macaxeira e aipim) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.

3. coma diariamente pelo menos

três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e nos lanches.

4. coma feijão com arroz todos os dias

ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

Duplostat

5. CONSUMA DIARIAMENTE TRÊS PORÇÕES DE LEITE

e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

6. Consuma, no máximo, uma porção por dia

de óleos vegetais, azeite ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7. Evite refrigerantes, sucos industrializados,

bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra de alimentação.

Evite refrigerantes, sucos industrializados

8. Diminua a quantidade de sal

na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio), como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9. Beba pelo menos dois litros

(seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável

Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Torne sua vida mais saudável

11. Use fitoesteróis

como o Duplostat, um alimento natural, o primeiro produto à base de fitoesteróis livres e esterificados por cápsula, que comprovadamente pode reduzir até 20% da absorção da gordura ruim.1

Faça download das tabelas nutricionais conforme as calorias indicadas:

Ícone PDF

Tabela Nutricional 1200kcal - PDF, 5,8MB
Tabela Nutricional 1500kcal - PDF, 6,3MB
Tabela Nutricional 1800kcal - PDF, 6,4MB
Tabela Nutricional 2000kcal - PDF, 6,3MB

Referências:

1. Katan M.B, Grundy S.M, Jones P, Law M, Miettinen T, Paoletti R; Stresa Workshop Participants. Efficacy and safety of plant stanols and sterols in the management of blood cholesterol levels. Mayo Clin Proc. 2003 Aug;78(8):965-78.
- Este texto foi adaptado de:
• Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde; 2005 [acesso em 2012 Ago 23]. 236p. (Série A. Normas e manuais técnicos). Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/05 _ 1109 _ M.pdf.
• National Heart Lung and Blood Institute. People Science Health [home page na internet]. Third report of the expert panel on detection, evaluation, and treatment of high blood cholesterol in adults (Adult Treatment Panel III). [Acesso em 2012 Ago 6]. Disponível em: http://www.nhlbi.nih.gov/guidelines/cholesterol/index.htm.
Este material é uma prestação de serviço ao médico e ao paciente e não possui caráter indutivo de prescrição, nem tão pouco visa influenciar a escolha do produto prescrito.

DUPLOSTAT
MS: 6.6095.0001. Os fitoesteróis auxiliam na redução da absorção de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. O produto não é adequado para crianças abaixo de cinco anos, gestantes e lactentes.

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Este texto foi adaptado de:

• Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde; 2005 [acesso em 2012 Ago 23]. 236p. (Série A. Normas e manuais técnicos). Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/05 _ 1109 _ M.pdf.

• National Heart Lung and Blood Institute. People Science Health [home page na internet]. Third report of the expert panel on detection, evaluation, and treatment of high blood cholesterol in adults (Adult Treatment Panel III). [Acesso em 2012 Ago 6]. Disponível em: http://www.nhlbi.nih.gov/guidelines/cholesterol/index.htm.

Este material é uma prestação de serviço ao médico e ao paciente e não possui caráter indutivo de prescrição, nem tão pouco visa influenciar a escolha da medicação prescrita 10087636 LPD - PASTA + Bloco plano alimentar set/12 Phoenix Comunicação Integrada phx am 0